quarta-feira, 2 de julho de 2014

Musculação para Mulheres e seus Benefícios

Fisiologia
A fisiologia de homens e mulheres é muito diferente, o que determina massivamente a capacidade de construção de massa muscular.

A importância da alimentação:

As mulheres devem comer de forma diferente do que os homens para evitar ficarem masculinas? Não é verdade. O metabolismo masculino e feminino são muito semelhantes.
A principal questão a ser ajustada é a ingestão calórica total. As mulheres precisam de menos calorias do que os homens, porque os homens têm mais massa muscular e menos gordura (em relação ao peso corporal total) do que as mulheres. A quantidade de proteína, carboidratos e gordura será ditada pela quantidade de calorias que se come.
Se você é uma mulher tentando ganhar massa muscular e definição, você precisa comer proteína adequada e boas gorduras (ácidos gordos essenciais). Assim, não vai ficar homem, vai ficar saudável! É hora de parar de ouvir a mídia e as pessoas mal informadas e tempo para obter resultados.

Como uma mulher deve treinar?
Uma pergunta um tanto quanto simples, mas que ainda gera muita dúvida e polêmica. Os princípios de hipertrofia e/ou queima de gordura são os mesmos. Logo, o treino deve ter o objetivo em que a praticante desejar. E, deve ser o mais simples possível.
É incomum ver mulheres realizando, por exemplo pulley aberto pela frente com medo de alargar demais as costas, ou até mesmo realizando supino reto livre. E, o pior, com baixas repetições.

Pois bem, se o princípio é o mesmo, porque então diferenciar tanto um  treino de um homem para uma mulher?
É óbvio que se ela deseja o aumento de massa muscular e queima de gordura, deverá fazer um trabalho específico para aquele objetivo. Então, o que leva a crer que um treino “feminino” (com 15 exercícios de 3 séries de 15 cada, por exemplo) a fará chegar nos resultados, visto que estamos falando de um humano, apenas de sexo diferente?
Resumidamente, deixe invenções de lado e opte pelo básico.

Os princípios são os mesmos?
Sim. Basicamente, o que deve mudar é a dieta, especificamente (como de um homem para um homem também). Também deve-se levar em consideração as questões individuais biológicas da pessoa individualmente, independente do sexo.

O foco deve ser o mesmo?
Vejo mulheres em academias treinando apenas a parte inferior. Todos os dias. Assim como vejo homens que treinam apenas os membros superiores. O resultado é uma parte do corpo mais forte que a outra, causando desequilíbrio e falta de harmonia.
Ter foco em determinado músculo, não quer dizer abrir mão dos outros e muito menos deixar de treiná-los, mas apenas dar prioridade para aquele grupo ou músculo específico.
Então, comece durante a semana a realizar os treinos coerentemente e dar o descanso necessário para os mesmos, afinal, é no descanso que o músculo efetivamente cresce.


Para quem ainda ficou com dúvidas dos benefícios da musculação, ficam aqui de novo algumas vantagens:


  • Ideal para ossos fortes
  • Ideal para mais energia no dia a dia
  • Ideal para um corpo firme e definido
  • Ideal aliviar a tensão muscular
  • Ideal como um complemento para esportes da resistência



  • Conclusão:
    Ainda existe muito mito quanto à musculação feminina. Desde o medo de um desenvolvimento muscular bruto (o que é errôneo) até o medo de algum tipo de lesão ou assimetria.
    Pois bem, quando realizado de forma coerente, a musculação deve ser interpretada como ótima forma de esculpir o corpo, seja qual for o objetivo e seja qual for o sexo.
    À partida, as mulheres podem fazer treinamento de força e volume com a mesma intensidade como os homens. Sem aplicação externa de testosterona as mulheres não deverão ter nenhum ganho de peso e massa significativo.
    As diferenças fisiológicas se resumem também a pequenas diferenças que podem ser respeitadas no treinamento. As mulheres têm dentro de um músculo um menor número de fibras musculares. Estas fibras também são menores em comparação com as fibras de um homem. É mais uma razão para a dificuldade de crescimento muscular. No entanto, as mulheres têm a mesma distribuição de tipos de fibras, como os homens.
    O hormônio testosterona é responsável não só pelo aumento da massa muscular, mas também pelos característicos traços masculinos, como o aumento de pêlo e engrossamento da voz.
    Os níveis normais de testosterona em homens são de 200–1200 ng / dl, enquanto os valores femininos rondam os 15–70 ng / dl. Como você pode ver, os níveis de testosterona dos homens são significativamente mais elevados do que nas mulheres. Assim, em média, os homens têm cerca de 17 vezes mais testosterona do que as mulheres!
    Apesar de o corpo feminino também produzir testosterona, os níveis desse hormônio são uma fração dos níveis de testosterona dos homens. Para, além disso, o estrogênio, hormônio sexual feminino, diminui a quantidade de testosterona livre no sangue e reduz a massa muscular. Daí a dificuldade das mulheres construírem massa magra.
    Sem esse apoio hormonal (testosterona), é impossível ficarem como homens através do treino de forma natural sem recorrer a hormônios androgênicos.
    Muitas mulheres fogem do treinamento com pesos porque pensam que ficam másculas. Mas na verdade isso não acontece. Basta escolher os exercícios certos para conseguir aquele corpo gostoso com curvas bem femininas, realçando seu lado feminino ainda mais.

    Um comentário:

    Guia dos Movimentos de Musculação

    Motivação

    Treino sem Academia

    Treino sem Academia