segunda-feira, 9 de novembro de 2015

O Glúteo com caneleira não funciona?!

O Exercício Glúteo com caneleira não funciona?!

Escrito por: Profª Esp. Denise Carceroni

Circula pela rede social Facebook uma montagem com imagens do exercício de quatro apoios, associada à imagem do Prof. Dr. Júlio Cerca Serrão, conceituado biomecânico da EEFEUSP, com a afirmação de que exercício quatro apoios com caneleira para glúteo não funciona. Quanto de verdade tem nisso? Será que você passou a vida inteira fazendo o exercício errado? Será que seu professor não sabe nada?

Já adianto que a afirmação acima é uma meia verdade. De fato o exercício em quatro apoios para glúteos é de longe a pior escolha para trabalhar esse grupo muscular, comprovado por estudos científicos e foi isso que o Prof. Júlio disse em um curso recente que gerou a tal polêmica. Na verdade é isso que ele vem dizendo há anos, pois esse estudo não é uma novidade como alguns podem pensar.

Para explicar a polêmica sobre o porque o exercício quatro apoios com caneleira para glúteo não funciona, é preciso contar para vocês quem é esse tal Prof. Júlio Serrão. Me sinto a vontade para falar dele, pois fui sua aluna na graduação, ele fez parte da minha vida por três semestres, literalmente, estando presente inclusive nos meus sonhos (um eufemismo em consideração à sua pessoa!). O Júlio é um professor brilhante e não estou falando aqui de conhecimento, pois conhecimento é obrigação para alguém na posição dele, falo de didática. E como todo professor brilhante tem seus alunos divididos em dois grupos os que amam e os que odeiam o seu jeitinho ácido (e por muitas vezes arrogante) de explicar a ciência. Acontece que na prática funciona, nas aulas do Júlio, ou você aprende ou aprende, embora alguns só consigam captar fragmentos. Foi justamente isso que aconteceu.

  


Exercício quatro apoios com caneleira para glúteo não funciona?

Nos primórdios da Educação Física e não faz tanto tempo assim, atribuía-se que o músculo X trabalhava no exercício Y apenas pela observação do movimento e suas origens e inserção. O tempo passa surgem novas tecnologias que permitem verificar a ativação elétrica desse músculo. Com isso descobrem-se que alguns exercícios ativam músculos que não se previa apenas pela observação, já outros que se tinha “certeza absoluta”, não são muito recrutados.

E é justamente isso que aconteceu com o exercício em quatro apoios com caneleira para glúteos. Tudo indicava que no movimento de extensão do quadril (levar a perna para trás) o glúteo trabalhava muito. A experiência do praticante também levava à essa sensação, o bumbum queima! Ocorre que em ciência precisamos provar e estudos eletromiográficos mostram que o recrutamento das fibras do glúteo nesse movimento é bem pequena, cerca de 30%.

Se seu professor passa esse exercício para você, antes de condená-lo, informe-se. Ele não está errado, na pior das hipóteses desatualizado! Fora isso podem existir outros motivos para ele prescrever esse exercício o principal dele é cultural. Todo mundo faz exercício para glúteos em quatro apoios, está na internet, está nas revistas, nas novelas, até a Mulher Mangaba, faz. Imagine chegar na academia e abolir o dito cujo. Com sinceridade, se você não estivesse lendo aqui, acreditaria no seu professor?

Não sei precisar a data do estudo, mas posso afirmar que desde 2004 conheço a informação e como lidei com isso? Nunca deixei de prescrever o exercício, mas reduzi ao mínimo sua utilização nas minhas aulas e sempre explicando aos alunos que era a pior opção. É a mesma história do exercício abdominal, adianta dizer que fazer mil por dia não é o caminho? Mas essa é outra história.

Um outro motivo que pode levar à essa escolha é por exemplo algum problema de saúde que impeça de executar outros exercícios mais eficientes, além de também a falta de estrutura e equipamentos.

Quais exercícios que são melhores que os de quatro apoios?
Agachamentos, afundos e leg press

Não cabe aqui falar da posição da carga, amplitude do movimento e volume do treino, pois é necessário avaliar cada situação, as características de quem vai fazer o exercício e como será o treino como um todo. 

O que posso dizer é que se você quer trabalhar glúteo pra valer e não tem restrições, esses exercícios devem fazer parte da sua rotina e então esquecer de vez o exercício em quatro apoios com caneleiras.

Lembre-se que não existe exercício bom ou ruim existem profissionais que sabem ou não como usá-los!

Fonte:
Portal Fique Informa



14 comentários:

  1. Adorei! Há tempos que estava querendo retirar os exercícios com caneleira da minha série, mas depois de ler esse texto, farei sem medo... E dá-lhe agachamento, leg e afundo! Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Eu detesto fazer esse exercício em academia. Pq as caneleiras ficam instáveis quase caindo, pq a posição me deixa desconfortável, pq muitas vezes o tapete está lotado... Embora ele tenha sua importância, se não é tão essencial, não vou fazer mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essencial é uma boa série de agachamentos, bons treinos e ótimos resultados!!!!

      Excluir
  3. Discordo, fiz agachamento e ficava a cada dia mais sem bunda, depois q parei de fazer agachamento, e aderi os 4 apoios fiquei mais modelada, e com o bumbum maior, acho q o agachamento mais atrofia do q hipertrofia os musculos da bunda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez deva ser porque o proprio agachamento esteja melhorando sua postura e assim, vc deva ter pensado que seu gluteo diminuiu. Provavelmente realizando o 4 apoios você está desenvolvendo uma hiperlordose na região da lombar.

      Excluir
  4. Concordo que agachamento recruta muito mais glúteo que o quatro apoios. O problema é que recruta muito mais quadríceps também �� E aí o proporção que quero vai por água a baixo �� Não tiro 4 apoios do meu treino, modero no agachamento e assim estou satisfeita ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma opção mais eficiente que o quatro apoios é o trabalho em polias, vc consegue tem uma amplitude de movimentos maior que em quatro apoios, além de poder variar mais a carga e realizar com mais facilidade treinos piramidais, drop sets e exaustão.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Ja havia lido a respeito do quatro apoios, por isso desde que comecei a treinar nem perco energia com tal exercicio, mas seu texto ficou ainda mais explicativo!adorei o blog, tenho uma duvida ouvi falar q o 4 apoios ajuda a modelar é verdade? Qual exercicio ajuda a dar uma forma mais arredondada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristina a forma do glúteo mais arredondada pode ser construída na cadeira abdutora e no agachamento profundo.

      Excluir
  7. Boa noite qual e os melhores exercício pra glúteo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Val. Os melhores exercícios para glúteos são os agachamento. Os que são realizados unilateralmente são melhores, como: avanço, afundo e passadas. Mas em geral todos são excelentes. Também entram na lista o Stif e o levantamento terra. O Agachamento completo é o mais eficiente, porém é indicado para atletas mais avançados. Bons treinos

      Excluir
  8. Faço muita caminhada
    Mas queria fazer exercícios em casa pra tonificar o bumbum e dá uma leve arredondada. .quais movimentos executar...

    ResponderExcluir
  9. Ouvi uma personal dizer que 4 apoios hipertrofia glúteo minimo, acredito que nao é verdade, mas tenho dúvida, e verdade?

    ResponderExcluir

Guia dos Movimentos de Musculação

Motivação

Treino sem Academia

Treino sem Academia